O que é nota fiscal?
Pedro Antunes avatar
Escrito por Pedro Antunes
Atualizado há mais de uma semana

A nota fiscal é um documento oficial com a função de registrar uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, realizada por uma empresa, para fins de recolhimento de impostos, fiscalização e registro.

A nota fiscal eletrônica (NF-e) é o documento de existência digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes, e cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do remetente (garantia de autoria e de integridade) e pela recepção, pela Administração Tributária, do documento eletrônico, antes da ocorrência do fato gerador.

A NF-e surgiu para diminuir as burocracias e modernizar os processos tributários. Existem diversos tipos, mas, se você é prestador de serviços, é fundamental saber como emitir a nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e). Ela deve ser emitida sempre que algum tipo de serviço foi prestado, seja no ambiente online ou offline. É fundamental que toda pessoa jurídica esteja em dia com o Fisco, pagar os devidos impostos e declarar os seus ganhos.

É importante você entrar em contato com o seu contador e com a prefeitura da sua cidade para validar a obrigatoriedade de emissão de notas fiscais no seu negócio. Para emitir a NFS-e no Asaas é necessário estar plenamente habilitado em sua prefeitura.

Para iniciar o uso aqui no Asaas, basta acessar o seu cadastro, Menu lateral, Notas Fiscais, Configurações, onde preencherá todas as suas informações fiscais. Caso sua emissão seja de NF-e (nota fiscal eletrônica de produto), você pode utilizar o Base by Asaas, é só clicar aqui para mais informações.

Avalie este artigo nos emojis abaixo. Ajude a entender como estamos nos saindo!

Respondeu à sua pergunta?