INTEGRAÇÃO, COMO FUNCIONA?

As cobranças geradas no ASAAS irão gerar vendas no ContaAzul. Depois disso lá no ContaAzul você vai poder gerar a NF desta cobrança. Existe uma configuração na aba “ContaAzul” da tela de Configurações dentro da plataforma do ASAAS que lhe informa quando as cobranças são sincronizadas, podendo você escolher para sincronizar todas as cobranças criadas ou só as recebidas.

Criação do cliente: Para evitar que o mesmo cliente seja cadastrado no sistema do ASAAS e no ContaAzul, o ASAAS confere no ContaAzul através do CPF/CNPJ ou através do e-mail do seu cliente, se não há duplicidade de cadastros. Então fique tranquilo! Quando ocorre a integração dos lançamentos é gerada uma venda para cada lançamento e você deverá acessar o ContaAzul e gerar o RPS/NFe para informar os impostos.

Foram criados alguns registros no ContaAzul para facilitar sua vida:

Categoria financeira “Despesas ASAAS”: Para lançamento dos custos de emissão de boleto e taxa de transferência.
Conta bancária “ASAAS”: Para o lançamento dos valores presentes na sua conta ASAAS.
Fornecedor “ASAAS Gestão Financeira S.A.”: Também para lançamento dos custos de emissão de boleto e taxa de transferência.

As receitas são automaticamente lançadas e baixadas na conta bancária “ASAAS”. As despesas referentes a taxa de boleto e taxa de transferência são automaticamente baixadas e lançadas na categoria financeira “Despesas ASAAS” com o fornecedor “ASAAS Gestão Financeira S.A.” Até aqui foi gerada a venda no ContaAzul, posteriormente será gerada a NFe. No menu “Vendas” do ContaAzul, você poderá visualizar as vendas criadas pelo ASAAS e então gerar as notas fiscais.

Ao registrar a venda no ContaAzul fazemos a baixa automática da receita referente a venda no Contas a Receber. Essa receita é lançada na conta bancária chamada “ASAAS”, para facilitar o seu controle dos recebimentos das cobranças do ASAAS. Por fim, também lançamos no Contas a Pagar as despesas referentes as taxas de boleto e taxas de transferência de suas cobranças. Com o valor bruto habilitado no ASAAS você pode utiliza-lo na integração com oContaAzul. Agora você pode informar o valor bruto e líquido da cobrança no ASAAS. Para habilitar essa opção acesse na tela de Configurações a aba “ContaAzul” e habilite a opção “Utilizar valor líquido e bruto”. Com isso as vendas geradas no ContaAzul serão registradas com valor bruto e as receitas das vendas registradas no Contas a Receber serão registradas com o valor líquido da cobrança.

O passo a passo para fazer a integração:

– É necessário que você tenha uma conta ativa no ContaAzul e esteja logado no momento da operação para que a integração possa ser feita.
– Ao fazer seu login no ASAAS, abra o link www.asaas.com/contaAzul e clique em "Habilitar Integração".
– Ao ser direcionado às suas configurações iniciais, selecione a opção que melhor se encaixa com suas necessidades.

Importante: Caso você já seja usuário do ContaAzul, ao selecionar a opção “Sim, quero sincronizar minhas cobranças antigas”, suas cobranças existentes até o momento nos ASAAS não serão duplicadas, pois não serão criadas noContaAzul.

Em seguida acesse o menu “ContaAzul” para verificar o status da integração (Importante: Caso o status esteja na cor amarela, é necessário que sejam feitas algumas alterações que estarão indicadas logo abaixo, na barra de pendências. Feitas as alterações, basta salvar e aguardar pela sincronização).

No Conta Azul serão gerados dois lançamentos, sendo uma receita(recebimento) no Contas a Receber no valor da cobrança e a taxa do boleto do ASAAS (pagamento) no Contas a Pagar. O ASAAS faz estes lançamentos automaticamente para que você tenha total controle dos seus gastos sem se preocupar em fazê-los manualmente. Para ter acesso às duas opções: selecione Financeiro -> Contas a Pagar ou Contas a Receber. No menu “Vendas” do ContaAzul você poderá visualizar as vendas criadas pelo ASAAS e então gerar as notas fiscais.

 

_______________________________________

PERGUNTAS FREQUENTES

1 – Meus clientes do ContaAzul serão criados no ASAAS?

Sim.

2 – Tenho clientes no ContaAzul que não foram criados no ASAAS na integração. Por que?

Não criamos clientes que não possuam CPF/CNPJ e nem email.

3 – Posso selecionar as cobranças que quero integrar (gerar venda)?

Você pode escolher para integrar todas as cobranças ou somente as cobranças recebidas.

4 – Vendo produtos e serviços? Posso gerar vendas de serviços e produtos?

Hoje não.

5 – Não estou conseguindo integrar, o botão de integração parece não funcionar.

Verifique o bloqueio de popups do seu navegador.

6 – Já tenho vendas criadas no ContaAzul e cobranças no ASAAS, quando eu integrar vai duplicar?

Não, se você escolher não integrar as cobranças antigas na tela de configurações iniciais da integração com ContaAzul.

7 – Quero gerar venda antes de receber a cobrança. Como faço?

Na tela de Configurações, aba “Nota Fiscal Eletrônica” você pode selecionar a opção de gerar vendas para TODAS as cobranças criadas.

8 – Já tenho cadastrado os clientes no ContaAzul e no ASAAS ao integrar eles serão duplicados?

Não se você manter o CPF/CNPJ e email iguais tanto ASAAS quanto no ContaAzul.

Encontrou sua resposta?