Olá, bem vindo ao manual de importação de clientes do ASAAS.

Caso você já esteja migrando de outro sistema, ou então, possua vários clientes na sua base e não possui tempo ou não gostaria de fazer o cadastro deles um a um, você pode utilizar essa ferramenta para realizar a importação de todos os seus clientes em um único procedimento.

Primeiramente, você precisará do modelo da planilha. Você pode encontrar a planilha modelo para clientes clicando AQUI!

No parte superior do arquivo modelo, existirá o cabeçalho, que detalha pra você a coluna onde determinada informação deverá estar preenchida e vai lhe ajudar na hora do preenchimento.
 
OBS:  
Na hora de importar, o cabeçalho deve ser removido, de forma que a primeira linha de sua planilha, já seja referente ao primeiro cliente, caso contrário, a importação não será realizada e será exibido a você uma mensagem de erro. Segue um exemplo de como a planilha deve estar na hora de ser importada:

 

O campo "Identificador do cliente no sistema de origem" é de preenchimento obrigatório, e é através dele que a cobrança será relacionada com o cliente. Caso você não possua essa definição em seu sistema, poderá fazer o preenchimento com números aleatórios.

Ex: Na planilha de clientes, conforme imagem acima, o cliente "Teste 1" está cadastrado com o ID "1001", então, na hora de preencher a planilha de cobranças, você não precisará escrever que o cliente é o "Teste 1", e sim, só deixar a numeração "1001" na respectiva coluna que o sistema já interpretará que aquela cobrança é do cliente "Teste 1".

Já preencheu todos os dados? Ótimo! 

Agora, salve o seu arquivo preenchido, com o cabeçalho removido, no formato .xlsx, e se certifique de que a planilha dentro do arquivo está renomeada como "Planilha1"

Para abrir o menu de importação de Clientes e selecionar o seu arquivo, acesse o link https://www.asaas.com/customerAccountImport ou então, clique AQUI!

Ao se deparar com essa tela, clique no botão "+", selecione o arquivo, e então, clique em "Enviar".

Após um breve carregamento, o sistema dará início a validação dos seus clientes. Essa validação irá verificar todos os clientes de sua planilha, e irá lhe informar se está tudo correto, ou se existem alguns clientes com informações que devem ser corrigidas. Dependendo da quantidade de clientes a serem importados, essa validação pode levar vários minutos. Fique tranquilo, o sistema lhe informará em tempo real a situação da validação e a página será atualizada automaticamente assim que a mesma for finalizada. Após o término, você visualizará essas informações:

No botão que detalha "Todos", você poderá alternar para os itens "Com erros", os itens que possuem "Informações incompletas ou inválidas", ou então, os itens estão "Sem erros ou informações incompletas"

Logo abaixo desses campos, você terá o detalhamento de todos os clientes que estavam na planilha, e na coluna "Campos com inconsistência", você poderá visualizar qual foi o erro identificado para que possa corrigi-lo.

Também, na parte superior da tela, terá uma informação detalhada sobre a quantidade de clientes, e sobre os erros que impedem ou não que a importação seja realizada, portanto, caso a mensagem esteja presente, sempre leia a mesma com muita atenção para que não haja problemas. Exemplo do texto abaixo:

Caso você precise fazer correções na sua planilha, é só abrir o arquivo novamente e realizar as modificações. Para subir o arquivo novamente, é só clicar em "Nova importação", no botão localizado na parte direita da tela. Agora, se estiver tudo correto, e você quer iniciar o procedimento de importação, clique em "Importar".


O procedimento de importação pode levar vários minutos, dependendo da quantidade de clientes e de informações a serem importadas, e após o término, será lhe exibido uma mensagem semelhante a essa:

Caso haja qualquer problema na importação de algum cliente, o sistema lhe exibirá o erro através de um texto informativo que ficará localizado logo abaixo do status de "Importação concluída". Assim, você poderá analisar os erros, e fazer uma nova planilha com os clientes que não foram importados, caso isso seja necessário.

Ficou com mais alguma dúvida ou encontrou alguma mensagem de erro no processo? Não hesite em chamar um de nossos auxiliares para lhe dar o suporte. Estamos aqui a sua disposição e ficaremos felizes em lhe ajudar! 😄

Encontrou sua resposta?